Empresa



A empresa foi constituída em 2009 a partir dos resultados de P&D do reaproveitamento das vísceras de peixe associado às pesquisas de doutorado do fundador André Siqueira, que conta com experiência em nutrição animal e gestão de negócios.

A PISCIS atua no processamento de resíduos provenientes da produção e beneficiamento da tilápia, coletando, transportando, extraindo óleo a partir das vísceras desse peixe, aproveitando os efluentes e resíduos na produção de composto orgânico e, atualmente, visa a produção de tilápia em tanques com sistema de recirculação de água.

Vale ressaltar que a PISCIS demanda esforços em pesquisa e desenvolvimento e desde o seu surgimento desenvolveu políticas de gestão em inovação que ajudaram na aprovação de diversos projetos ao longo de sua história.

Em 2009:
  • Primeiro projeto no Programa PRIME viabilizado pela FINEP.
Em 2010:
  • “Aproveitamento Integral dos Resíduos do Beneficiamento da Tilápia: Óleo Animal, Concentrado Proteico e/ou Composto Orgânico” no edital do Fundo de Inovação Tecnológica – FIT através da FUNCAP.
Em 2011:
  • “Desenvolvimento de Sistema de Coleta e Transporte de vísceras de tilápia” no Edital PAPPE Integração FINEP-FUNCAP.
Em 2013:
  • "Desenvolvimento de sistema para biodigestão com uso de efluentes residuais do processamento das vísceras de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) e carcaças de peixes mortos", através doEDITAL FUNCAP/FINEP – PAPPE.
Em 2014:
  • “Automatização do processo de aproveitamento das vísceras de tilápia e valorização do óleo resultante, através do controle de qualidade e avaliação nutricional do produto na alimentação animal” a partir do edital RHAE.
  • “Desenvolvimento de unidade móvel de abate e beneficiamento de tilápia” do edital TECNOVA.
  • “Desenvolvimento de biodigestor que usa efluentes do processamento de vísceras e carcaças de tilápia” do INOVA Talentos e CNPq.
Em 2015:
  • “Dos resíduos da piscicultura à produção de farinha de peixe para consumo animal” no Edital SESI SENAI de Inovação, sendo a única empresa cearense a conseguir tal aprovação.
Em 2016:
  • “Desenvolvimento de sistema de sucção e transporte de peixes vivos e vísceras de tilápia Nilo (Oreochromis niloticus) frescas em embarcação” no edital INOVAFIT da FUNCAP.

Além disso, a PISCIS está fechando termos de cooperação com o Instituto Federal do Ceará, com a EMBRAPA, EMBRAPII.

Dessa forma, fica claro as ações inovadoras e de sustentabilidade da empresa PISCIS perante o setor da piscicultura e nos procedimentos e processos internos desenvolvidos pela empresa.







APOIO:


PISCIS INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA
Av. Vereador Sobrinho, 935 Jaguaribara - Ceará - CEP. 63.490-000
Email: piscis.ce@hotmail.com